sábado, 1 de maio de 2010

Primeiro de maio



















Primo e pombo só servem pra sujar a casa da gente. Praça e vidraça servem pra ver mais além. Eu vejo que o sol e a lua são as rodas da bicicleta azul do universo. Os primos cantam, os pombos voam, a praça ferve e as vidraças se enchem de emoção: é primeiro de maio!

Quando centenas de bicicletas se encontram, os corações pedalam. Palhaços giram em torno das crianças, piadas circulam entre os adultos e o vulto do espírito laranja do Pedal Continente assina a manhã colorida da cidade-santo. São José em festa, Marias por todos os cantos: Alessandra, Simara, Tereza, Raquel, Fabiana, Fernanda, Karol, Adilene, Adriana, Sirlene, Sandrinha, mas “em frente ao coqueiro verde/ esperei uma eternidade/ já fumei um cigarro e meio e Narinha não veio...”

Primo, prêmio. Pombo, voo. Nando, bicicleta florida com cestinha na frente para o balde de cervejas! Sandrinha precisou apenas de uma volta na bicicleta nova de Nando pra ficar tonta... de emoção! Olho, verde. Pele, clara. Eu quase que me declaro às objetivas da maratona fotográfica, mas quis medir a pressão: doze por oito. “Fui na lata de biscoito e tirei um, tirei dois, tirei três...” Há um comunismo na paquera: ela, foice. Eu, martelo. Alguém foi na minha vez, já era!

Depois dos clics e das orientações do Petry, as avenidas foram massageadas pelas bicicletas. A espinha dorsal do Kobrasol finalmente relaxava, apesar do barulho dos ciclistas. Polícia, apito. Criança, pirulito. E a buzina escandalosa da rapaziada de Palhoça estraçalhando os tímpanos! João e Rinaldo se equilibravam no guidão suave da alegria. Como é mesmo o nome daqueles primos dos pombos? Anjos! Amigos cuidam dos pequenos e dos marmanjos.

Chegamos. O fraque do gigante de perna de pau impressionava. O teatro desenrolava-se em comédia. Aplausos. A festa acabava. Com o sol de boliche derrubando nossa fome, fomos mastigar uns pinos no Zunino. Espeto corrido, vitória sentada. Mais um evento realizado com estrondoso sucesso. Ciclo Vil, Prefeitura de São José e SESC cumpriram com excelência a proposta do lazer no Dia do Trabalho. Primo, sono. À noite, cachorro-quente de pombo!

Prof. Charles.

Nenhum comentário: