terça-feira, 11 de maio de 2010

Bicicleta




Duas rodas, dois pedais e um ser humano com sua mochila de sonhos nas costas. Esta é a imagem que eu tenho quando falam de bicicleta. Dizem que “Quem aprende a andar de bicicleta jamais esquece”. E isso é verdade! Mas por que será?

Com certeza é por causa da emoção que sentimos quando aprendemos a andar de bicicleta, a sensação de liberdade, de independência, fazendo percursos diferentes dos já impostos pelas ruas e avenidas. Isso tudo fica gravado em nossos corações. Mas, hoje, esse romantismo dá lugar a uma visão bem mais concreta e funcional. Muitos usam a bicicleta para o lazer, outros para esportes de correr. Tem ainda os que fazem dela o seu meio de transporte para sobreviver.

Seja na cidade, seja no campo, a bicicleta não é um transporte “alternativo”, como muitos querem qualificá-la. É o melhor transporte, pois tem grande variedade de funções e muitas qualidades:
· Não polui.
· Faz bem à saúde.
· Tem baixo custo de manutenção.
· Ocupa pouco espaço no trânsito e no estacionamento.
· Não faz ruído (a não ser o ciclista, quando perde o fôlego).

Resumindo: a “magrela é show de bola”! Inclusive para quem quer ficar magrela... O lixo precisa ser reciclado; o transporte precisa ser repensado; a bicicleta precisa ser reavaliada...
E essa reavaliação inclui qualidade de vida e segurança no trânsito para os ciclistas poderem fazer os seus programas de lazer e de trabalho: o ciclista pedalando atento ao trânsito e aos pedestres, mas sem medo de ser feliz...

Bicicleta não combina com tristeza, medos ou receios. Ela combina com liberdade, agilidade, tranquilidade e felicidade. Seja uma top de 27 marchas OCLV Red Carbon, seja uma velha “magrela” de ferro, não importa, a bicicleta faz o que precisa ser feito com muita propriedade.
Ela existe há tanto tempo que não se pode precisar quando surgiu. E só agora está sendo valorizada pelo bem que ela faz à natureza e à saúde dos ciclistas.

A cidade agradece, pois na medida em que a bicicleta vai tomando seu espaço nas vias públicas, os carros vão ficando em suas garagens. Menos fumaça, mais saúde.

O ciclo dos motoristas está longe de ser completado. Mas o ciclo dos ciclistas está só começando!

Bicicleta: um dia você vai pedalar a sua novamente!


Dudu Cruz, 7 de maio de 2010.

Nenhum comentário: