sexta-feira, 30 de abril de 2010

Estrelas no asfalto


Quinta-feira sem chuva, temperatura agradável, noite do pedal feminino, todas em cada ponto se arrumando para às 20horas o encontro das “Estrelas da Noite”. Mas... uma se perde, tenta achar o local da concentração, porém fica em dúvida, tanta rua parecida! Para e pede informação a uma moça que acha loucura alguém se perder no quarteirão do Giassi. Na tentativa, olha para frente e vê seu ponto de referência. Uma bike e uma estrela laranja, sorridente, vindo em sua direção. Adi encontra a estrela perdida e a leva para a concentração.

Enfim, todas juntas. Ali se forma a constelação da noite, que não está no céu, mas que se prepara para dar um show de brilho, leveza, paz e alegria pelas ruas da cidade.Todas juntas? Podemos partir? Não! Falta uma estrela: Aninha, que chega para completar o grupo de sete estrelas para um pedal que promete.

Todas juntas? Podemos partir? Não! Pose para foto: “Juntas, meninas!” “Sorriam!” “Façam pose!” “Mostrem a bike!” “Arrumem o cabelo!” “Xiiiiiiiiiiiiiiiissssssssss!” Ficamos lindas! Últimas coordenadas da Fe e Vamos embora!
Olho para o Céu e não vejo a lua, e nem as estrelas. Cadê as estrelas?!As estrelas hoje estão no asfalto das ruas movimentas de São José, brilhando e mostrando a todos que passam que pedalar é algo MARAVILHOSO, onde você consegue se transportar para outro planeta, outra galáxia!

Cada estrela em seu ritmo, no seu tempo. Cada uma com seu brilho próprio como toda estrela deve ter. Vento no rosto, sorriso, em cada pedalada a sensação de liberdade, de leveza. Como é bom se sentir viva, superar limites, sentir como somos capazes de nos transformar em pessoas melhores, mais amadas! Como uma bike pode fazer pessoas mudarem de vida, adquirir novos hábitos! Só quem fez parte dessa constelação ontem pode confirmar: nos transformamos em estrelas, sim! Onde a constelação passava, pessoas olhavam, comentavam. Até nos sentimos especiais quando alguém passou e disse: “Olha, que coisa mais linda, mais cheia de graça...” rs.

Os nossos “Guardiões, Izoel, Rinaldo e Ricardo, ficaram atrás, cuidando, zelando, preocupados em manter o brilho de cada estrela. Estrela cadente? Nossa, sim! Karol passa por todas e desce em velocidade luz. Como uma estrela cadente, encara a descida e faz seu espetáculo, fazendo algumas estrelas pensarem: “Um dia serei uma estrela cadente”.

Parada para agrupar mais uma estrela. Fe nos espera próximo à ponte, alegre por rever algumas já conhecidas e conhecer outras. Conversas. Risos. Vamos embora?Não, adivinha: parada para fotos... Agora podemos ir...

Nesse trecho da Beira Mar, tranquilo. Alguns obstáculos, mas nada que pudesse ofuscar o brilho da noite. Conversas, brincadeiras, concentração, brisa do mar, friozinho, uma mistura boa para uma noite tão estelar como essa.

Mais uma parada. O papo não era troca de receitas. Não era sobre novelas e nem sobre moda ou dieta... O Assunto era sobre a paixão em comum: AUDAX, DESAFIO MTB, BETO CARRERO, MORRO DA RUSSIA. Nosso papo era troca de experiência, estrelas empolgadas com notícias e experiências que só duas rodas podem oferecer.

Continuando o caminho e pedalando felizes, Adi, na sua simplicidade, foi aos poucos mostrando seu brilho em duas rodas e fazendo a alegria do grupo. Última parada: a constelação se agrupa. Adi se empolgou no suco de milho: Fe, na sua Coca-cola gelada. Algumas trocas de ideias e... adivinha?! Pose para foto!!! Xis e mais xis!!!

Na volta ganhamos ritmo. Foi muito bom cada momento, cada partilha. No céu a lua não apareceu. As estrelas? Estavam no asfalto com seus uniformes laranja, com seu brilho, seu charme. Estrelas em duas rodas. Assim foi a noite desse vinte e nove de Abril de dois mil e dez.

"Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
capaz de ouvir e de entender estrelas”

Daniela da Silva.

3 comentários:

Prof. Charles disse...

Daniela, parabéns pelo relato. Ficou ótimo! Se me perguntassem o que é liberdade, talvez eu não conseguisse responder de forma clara. Mas se alguém me perguntasse como a liberdade se locomove, diria prontamente: com duas rodas!

disse...

É isso aí meninas valew pela companhia! Um grande abraço, Fernandinha.

mulherescorremcomlobos disse...

Daniela, primeiro parabéns por agregarem um grupo feminino, vejo aqui em porto alegre a dificuldade até de mulheres estarem em competições. Adorei a poética de seu texto, o jogo das palavras ficou mesmo lindo. Quem eu pudesse um dia, sair num bando de gurias juntas, firmes e fortes! bjo